IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

4 mandamentos para ganhar mais dinheiro com ações

César Esperandio

04/02/2020 04h00

Selic na mínima histórica, juros baixos e renda fixa pagando pouco. Com isso, a renda fixa ficou menos interessante e os investidores cada vez mais se voltam a outro tipo de investimento: ações. Apesar de investir na Bolsa não ser nenhum bicho de sete cabeças, exige preparo.

Hoje, a economista do EconoweekYolanda Fordelone, lista quatro mandamentos para ganhar mais dinheiro com ações.

Ela já investe há muito tempo na Bolsa. Já ganhou, já perdeu dinheiro, aprendeu bastante com isso e, agora, divide as quatro dicas para investir e ganhar dinheiro na Bolsa:

 

Da última vez que conversamos por aqui, falamos sobre como planejar melhor seus gastos para ter a inflação trabalhando a seu favor. Vale a pena o clique!

 

1. Defina um tipo de análise e a conheça bem

A primeira dica para ganhar dinheiro com ações envolve dois tipos de análise de ações: a análise técnica (também conhecida como grafista) e a análise fundamentalista.

análise técnica baseia-se no histórico de preços e seus gráficos para traçar padrões de tendências e deduzir se a ação tem chances de subir ou cair no futuro.

A análise fundamentalista, geralmente voltada para quem quer aplicar por prazos maiores, baseia-se nos fundamentos das empresas representadas por cada ação. "Essa empresa tem resultados bons a ponto de ter perspectiva de crescimento, tem uma boa gestão, paga boas bonificações aos acionistas?" Esses são questionamentos típicos que os seguidores dessa estratégia fazem constantemente.

Antes de entrar nesse mundo, todos deveriam conhecer pelo menos um pouquinho de cada uma dessas análises, definir qual será o tipo de análise que seguirá e aprofundar-se no tema.

 

2. Não tenha esperança na perda

O segundo mandamento para lucrar na Bolsa é lembrar que ações são considerados investimentos de risco. O que significa que há potencial de altos ganhos, mas também de perdas.

Quando as ações que compramos caem, é normal termos uma esperança de que o mar vire e a ação passe a subir.

Para não correr o risco de perder mais do que deveria, coloque um limite. Se aceita que a sua ação caia até 10%, quando chegar nisso, venda e aceite a perda.

No mínimo, você deveria parar e fazer uma análise fria para avaliar se a perspectiva mudou, e tomar uma decisão.

 

3. Não se apaixone por seus investimentos

A terceira lei para maximizar os ganhos com renda variável é não se apaixonar pelo investimento, achando que a ação vai subir sempre.

Estabeleça um objetivo de ganho e, quando atingi-lo, venda a ação e embolse o lucro (ou, no mínimo, faça uma análise fria se a perspectiva da empresa está melhor ainda e se deveria subir essa meta de ganho).

Dica bônus: As dicas 2 e 3 valem principalmente se a sua estratégia é de prazo mais curto, como ter um ganho mensal na Bolsa.

 

4. Não tente adivinhar o melhor momento

A quarta estratégia para ganhar muito mais com ações é não ficar tentando adivinhar o melhor momento para comprar ou vender suas ações.

Na hora de comprar ações, compre um pouquinho em vários momentos. Assim, você realizará o chamado "preço médio".

Para quem não é tão experiente, esse preço médio costuma ser menor do que se tentasse comprar tudo de uma vez.

O mesmo raciocínio vale para a venda: tentar adivinhar o momento de máxima cotação de uma ação quase nunca dá certo e seria melhor seguir a estratégia de preço médio, vendendo aos poucos, em níveis favoráveis e estrategicamente estabelecidos previamente.

 

Nessa mesma linha, os economistas do EconoweekCésar Esperandio e Yolanda Fordelone, dividiram suas metas e objetivos para ganhar mais dinheiro em 2020. O bate-papo ficou muito informativo e vale a pena conferir aqui!

 

 

Você já investe em ações? Quais são as suas dicas para ganhar mais dinheiro na Bolsa?

Conta aqui nos comentários ou fale com a gente no nosso canal do YouTube, Instagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

Sobre os Autores

César Esperandio: economista com ênfase em planejamento financeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

Yolanda Fordelone: economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

Sobre o Blog

O Econoweek é um blog escrito por dois economistas que querem traduzir a economia, as finanças e o dinheiro.