IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

Três dicas simples para ser mais produtivo e investir seu dinheiro em 2020

César Esperandio

27/12/2019 04h00

As dicas de hoje são sobre mudança de mindset e de estilo de vida. Pode ter muita coisa atrapalhando e impedindo a gente de começar a investir de uma vez por todas, lá no subconsciente. E a gente nem percebe.

Hoje, o economista do EconoweekCésar Esperandio, dá três dicas que não têm a ver diretamente com dinheiro, mas vão mudar conceitos dentro da sua cabeça para que você também mude sua postura e passe a poupar e investir mais em 2020. Com participação especial e dicas bônus do Lufe Gomes, do Canal Life by Lufe.

Da última vez que a gente conversou por aqui, falamos das quatro dicas práticas para economizar e investir mais e melhor em 2020.

 

Organize a sua casa

Arrumar a sua casa tem que ser a primeira coisa a se fazer. Pode parecer besteira, mas me ajudou muito a ficar mais produtivo e "tirar da frente" as pendências  que parecem não ser tão importantes, mas que ficamos adiando e, por isso, acabam nos impedindo de focar em outros objetivos.

O que eu fiz foi muito simples. Comecei pelo meu guarda-roupas, separando todas as roupas que não usava mais, e doei tudo.

Em seguida, separei todos os livros que já li ou que nunca vou ler, e também doei. Arrumei todos os documentos que estavam esparramados pela casa e, por fim, ajeitei o resto, como a cozinha e o rack da sala.

Além de eu ter feito uma boa ação, agora sei onde está tudo em casa, e é muito mais fácil manter a casa arrumada.

De quebra, não tenho mais a sensação de que preciso de novas roupas, apesar de ter doado mais da metade delas. Passei a saber exatamente tudo o que tenho, já que, de fato, uso todas essas roupas.

O nosso amigo Lufe, do Canal Life by Lufe, conta que, para economizar com a sua casa, você deve ter apenas "o que você precisa e o que te faz feliz", que podem ser objetos da avó ou coisas que você tem desde a infância, com as quais sequer você gastou dinheiro.

"Não tente iludir outras pessoas com um sofá caro, com uma cortina ou uma torneira mais cara, com o último modelo de televisão", diz Lufe Gomes. "Muitas vezes, essas coisas vêm para você gastar e trabalhar mais para poder pagar tudo isso. Não é esse o caminho", afirma.

"Tenha você dentro de casa, representado por meio dos objetos, e não coisas que façam você gastar sem razão".

 

Organize o seu celular

Como a gente passa horas importantes do dia no smartphone, o passo seguinte é deletar todos os aplicativos que não usamos, fazer uma tela inicial com os apps que realmente utilizamos no dia-a-dia, preferencialmente organizados em pastas.

Arrume um tempo para fazer uma limpeza nas fotos e em todas as tranqueiras que recebe no WhatsApp.

Ah! Já aproveita para mexer nas configurações do aplicativo e deixe de receber arquivos e fotos automaticamente. Assim, seu celular nunca vai lotar, ficará mais organizado e te dará mais produtividade em 2020.

 

Limpe a sua caixa de e-mail

Você é daquelas pessoas que têm mais de 1.000 e-mails na caixa de entrada? Reserve um tempinho para deletar tudo isso. Se não leu até agora, não precisa mais ler.

Vá deletando em grupos e criando regras para os próximos e-mails: por exemplo, classificar como lixo eletrônico todo e-mail que não deseja mais receber, ou criar uma pasta para guardar automaticamente todos os seus e-mails do Uber. Fez uma viagem de Uber e recebeu o comprovante, que só lota a sua caixa de entrada? Criando uma regra de e-mail, da próxima vez, esse conteúdo já irá direto para uma pasta, e você só vai precisar consultar caso precise.

 

No nosso próximo post, vamos falar sobre as nossas metas financeiras para 2020. Das minhas, César Esperandio, e da Yolanda Fordelone.

O que você achou dessas dicas de produtividade para 2020?

Conta aqui nos comentários ou fale com a gente no nosso canal do YouTubeInstagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

Sobre os Autores

César Esperandio: economista com ênfase em planejamento financeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

Yolanda Fordelone: economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

Sobre o Blog

O Econoweek é um blog escrito por dois economistas que querem traduzir a economia, as finanças e o dinheiro.