IPCA
0,1 Out.2019
Topo
Econoweek

Econoweek

Como escolher o seu banco

César

18/10/2019 04h00

Para que o brasileiro olha na hora de escolher seu banco? O Twitter fez uma pesquisa sobre isso, e nós do Econoweek tivemos acesso para compartilhar esse conhecimento com você. Mas não para por aí. Também vamos dar dicas de como escolher o seu banco.

 

O que é mais importante na hora de escolher um banco:

 

1) Tarifas bancárias

70% das pessoas que responderam a essa pesquisa disseram que esse é um dos fatores mais importantes na hora de escolher onde abrirá a sua conta.

O brasileiro leva em conta o preço nessa decisão.

Para comparar as tarifas bancárias, dá para entrar no site de cada banco e verificar o preço dos pacotes.

Mas o site do Banco Central disponibiliza uma relação de bancos e suas tarifas bancárias, ordenadamente.

Agora ficou fácil, não é?

 

2) Benefícios

68% das pessoas responderam que os benefícios oferecidos pela instituição financeira é um diferencial na hora de escolher o seu banco.

Vale lembrar que nessa pesquisa havia a possibilidade de assinalar mais de uma resposta, de modo que a soma não será 100%.

Para benefícios, infelizmente não há nenhum site que reúna informações desse tipo de todos os bancos. O jeito é pesquisar os benefícios no site de cada empresa.

Mas, para os próximos itens, temos dicas, sim!

 

3) Imagem positiva da marca

Seis a cada dez brasileiros levam em consideração a imagem percebida do banco.

Para você verificar esse tipo de coisa, a primeira dica é ver o que andam falando do seu banco nas redes sociais e fóruns. Se andam reclamando muito, pode ser um mau sinal.

A segunda dica é entrar no site do ReclameAqui, no qual há uma nota da satisfação dos clientes que tiveram algum problema, que foi ou não resolvido. Também é possível ver quais são os problemas enfrentados mais comumente pelos clientes.

 

4) Localização e acessibilidade

Segundo o Twitter, cada vez mais, as pessoas querem resolver tudo sozinhas, mas ainda a localização, das agências bancárias e postos de atendimento, é importante, e 54% dos pesquisados apontam isso como um fator determinante para essa decisão.

Temos três dicas para essa questão:

  1. No Google Maps, ao digitar o nome do banco de seu interesse, ele mostrará todas as agências e postos de atendimento próximos de você;
  2. No site do Banco Central, também é possível ver uma relação de agências bancárias e postos de atendimento (mas pelo Google Maps é mais fácil);
  3. No site BuscaBanco, da Febraban, é possível buscar as mesmas informações, porém mais ordenadamente e lançando mão de filtros importantes, como o banco que busca ou inserir palavras-chave em sua pesquisa.

 

5) Aplicativo e internet banking com boa usabilidade

52% dos entrevistados afirmaram que boa navegação e usabilidade de plataformas digitais são fatores decisivos na hora de escolher um banco.

Porém, para testar efetivamente essas plataformas, é necessário tornar-se cliente.

Mas uma boa saída para isso é ver as reclamações no ReclameAqui ou as avaliações nas lojas de aplicativos para celular.

 

E o que você olha na hora de escolher um banco? Gostou das dicas?

Conta aqui nos comentários ou fale com a gente no nosso YouTube, Instagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre os Autores

César Esperandio: economista com ênfase em planejamento financeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

Yolanda Fordelone: economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

Sobre o Blog

O Econoweek é um blog escrito por três economistas que querem traduzir a economia, as finanças e o dinheiro.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Econoweek