IPCA
0.19 Jul.2019
Topo
Econoweek

Econoweek

Especular na Bolsa no curto prazo dá prejuízo a 90% dos investidores

César

19/07/2019 04h00

O investimento em ações, e em renda variável em geral, está ganhando popularidade. Com isso, uma estratégia controversa ganha ainda mais adeptos: o day trade. Mas será que a tática vale a pena? Hoje, o canal Econoweek bateu um papo com o Filipe Fradinho, membro da equipe de análise técnica da Clear Corretora, para falar sobre esse tipo de negociação.

Resumidamente, a análise técnica, apesar de conter diferentes especificidades dentro dela, consiste na análise de uma ação com base no histórico de seus preços. Tal análise, em geral, é usada para operações mais curtas, como a compra e venda de ativos do mercado financeiro dentro de um mesmo dia. Claro, sempre tendo como objetivo lucrar (comprar a ação por um valor menor do que o de venda).

Já a análise fundamentalista busca avaliar a ação sob outro ponto de vista: ela estuda a fundo a empresa em questão e o seu desempenho, para verificar se o preço daquela ação está valendo a pena ou não. Considera, por exemplo, quanto a empresa tem gerado de lucro, o seu valor patrimonial e outras informações. Assim, esta análise te mostra se vale a pena fazer o investimento, pensando em ter lucro no longo prazo.

Fradinho, apesar de entusiasta da análise técnica, afirma que é uma ilusão imaginar ser fácil o caminho de quem pretende seguir nessa estratégia. Muito estudo e acompanhamento de noticiário são necessários para se aproveitar as melhores oportunidades. "Tem que ter muita disciplina para tirar algum proveito desse mercado. Não à toa, 10% dos investidores acabam auferindo lucro e 90% quebram",  declara o analista.

O próprio especialista disse que não pretende seguir exclusivamente essa estratégia. Seu objetivo como investidor é acumular um patrimônio suficiente para viver do retorno de uma aplicação mais conservadora. A análise de curto prazo para realizar o day trade seria apenas um adicional que o ajudaria, por exemplo, a trocar de carro ou fazer uma viagem. Além disso, ele também gostaria de empreender, tendo assim várias possibilidades de geração de receita.

O nosso conselho é que, por meio de investimentos, seja qual for a estratégia, é muito raro o enriquecimento rápido. Bastante trabalho, aprendizado e disciplina são necessários para construir o seu patrimônio e atingir os seus objetivos.

Gostou das dicas? Conta aqui nos comentários ou fale com a gente também no nosso YouTube Instagram. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

Sobre os Autores

Étore: mestre em economia, tem mais de uma década de experiência no mercado financeiro. Atua hoje como economista macroeconômico em um grande banco, e já passou por consultorias econômicas e pela Bolsa de Valores, além de dividir seu tempo com o Econoweek, onde cuida, principalmente, de Macroeconomia.

César: economista com ênfase em terapia financeira, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

Yolanda: economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

Sobre o Blog

O Econoweek é um blog escrito por três economistas que querem traduzir a economia.