Topo
Econoweek

Econoweek

O novo RDB do Nubank vale a pena ou ainda é melhor investir pela NuConta?

César

16/07/2019 04h00

O Nubank lançou uma opção de investimentos chamada RDB. Hoje, o canal Econoweek vai te mostrar as diferenças e semelhanças entre essa novidade e o rendimento automático que já existia para quem tem a NuConta.

A NuConta é a conta corrente da fintech do cartão roxinho, que há algum tempo conta com rendimento de 100% do CDI para o dinheiro que fica ali parado. Ou seja, um rendimento de aproximadamente o juro da taxa Selic, hoje em 6,5% ao ano.

Já o RDB, que significa Recibo de Depósito Bancário, é muito similar a um CDB (Certificado de Depósito Bancário), mas você terá que ativar essa opção, caso queira que o seu dinheiro seja investido dessa forma.

Vamos às semelhanças e diferenças.

Liquidez

Ambas as opções de rendimento deixam o seu dinheiro disponível para ser utilizado a qualquer momento.

Rendimento

É outra semelhança entre as duas opções, que contam com 100% do rendimento do CDI, superior ao da poupança.

Tributação

Tanto o RDB como a opção de investir em títulos públicos (a aplicação automática da NuConta) seguem a tabela regressiva de Imposto de Renda, que começa em 22,5% e chega a 15%, conforme maior o tempo investido.

É importante dizer que o IR apenas incide sobre o rendimento, não sobre o saldo total.

Segurança

No RDB, até R$ 250 mil, o seu dinheiro está protegido pelo FGC, o Fundo Garantidor de Crédito. O investimento automático em títulos públicos do Nubank não conta com essa proteção, mas é considerado a opção mais segura do mercado brasileiro, uma vez que o Tesouro Nacional nunca deixou de pagar esses "empréstimos".

Para onde vai o dinheiro

O dinheiro aplicado em títulos públicos financia o governo, enquanto se aplicar no RDB, o investidor acaba fomentando as atividades do próprio Nubank.

Dessa maneira, há mais semelhanças do que diferenças entre essas duas opções de investimentos disponíveis no Nubank. Cabe a você, que tem conta lá, decidir onde investir.

Gostou dessa novidade? Conta aqui nos comentários ou fale com a gente também no nosso YouTube Instagram. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

Sobre os Autores

Étore: mestre em economia, tem mais de uma década de experiência no mercado financeiro. Atua hoje como economista macroeconômico em um grande banco, e já passou por consultorias econômicas e pela Bolsa de Valores, além de dividir seu tempo com o Econoweek, onde cuida, principalmente, de Macroeconomia.

César: economista com ênfase em terapia financeira, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

Yolanda: economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

Sobre o Blog

O Econoweek é um blog escrito por três economistas que querem traduzir a economia.