IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

Aprenda a declarar seus investimentos no Imposto de Renda em 10 minutos

César Esperandio

13/03/2020 04h00

Você tem investimentos e não sabe como declarar no Imposto de Renda?

Hoje, eu, César Esperandio, economista do Econoweek, a tradução da economia e do dinheiro, vou mostrar como fazer a declaração dos principais investimentos em 10 minutos.

Se pedir para um contador fazer a declaração por você, em São Paulo, costumam cobrar a partir de R$ 200, se for uma declaração simples. Se houver investimentos a declarar, pode ser ainda mais caro. Dá para economizar esse dinheiro, não é?

Esse conteúdo foi produzido a partir do Manual de Declaração de Imposto de Renda da Levante Ideias de Investimentos. Se quiser ver mais detalhes, é só baixar o ebook nesse link.

 

Letras de Crédito (LC, LCI e LCA)

Quanto e quando pagar de Imposto de Renda da LC/LCI/LCA?

As Letras de Crédito são investimentos isentos de cobrança do imposto de renda. Não precisa pagar nada sobre os seus rendimentos nesses investimentos. Mesmo assim, é preciso declarar no seu informe de rendimentos.

Como declarar o LC/LCI/LCA no Imposto de Renda

Na hora de fazer a sua declaração do imposto de renda, as LCs deverão ser indicados na ficha "Bens e Direitos" (código 45), informando os saldos ao em 31 de dezembro do ano anterior e do ano corrente, além dos respectivos rendimentos, na ficha "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis" (item 12 – "Rendimentos de cadernetas de poupança, letras hipotecárias, letras de crédito do agronegócio e imobiliário (LCA e LCI)").

 

CDB e Tesouro Direto

Quando pagar Imposto de Renda do TESOURO DIRETO ou CDB?

O imposto de renda é retido pelo seu banco ou corretora no momento do resgate da aplicação. Assim, não precisa se preocupar com o pagamento, só com a declaração dos rendimentos.

Quanto paga de Imposto de Renda para o TESOURO DIRETO ou CDB?

A alíquota do Imposto de Renda incidirá de forma regressiva, somente sobre o rendimento. Nunca sobre o valor inicialmente aplicado. Quanto mais tempo se mantém o valor aplicado, menor é a alíquota do imposto.

Até 180 dias: 22,5%

De 181 a 360 dias: 20%

De 361 a 720 dias: 17,5%

Mais de 720 dias: 15%

Como declarar o TESOURO DIRETO ou CDB no Imposto de Renda

Na hora de fazer a sua declaração do imposto de renda, o CDB deverá ser indicado na ficha "Bens e Direitos" (código 45), informando os saldos em 31 de dezembro do ano anterior e do ano corrente, além dos respectivos rendimentos, na ficha  "Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva".

 

Ações

Quando pagar Imposto de Renda das AÇÕES?

Para declarar as ações, o imposto de renda deverá ser pago diretamente pelo investidor, no último dia útil do mês seguinte à negociação do título.

O pagamento do imposto deverá ser efetuado através do carnê-leão, que é o mesmo utilizado por todo mundo que tem alguma fonte de renda que o recolhimento do Imposto de renda não é feito na fonte, como rendimentos de aluguéis e de taxistas. Você deve fazer esse recolhimento sob o código de receita 6015.

Mesmo assim, ainda há retenção na fonte de parte do imposto, indicado diretamente na Nota de Corretagem, passível de compensação no momento da apuração do imposto de renda a pagar.

Quanto pagar de Imposto de Renda para as AÇÕES?

Sobre os ganhos auferidos nos mercados de renda variável incide o Imposto de Renda nas seguintes alíquotas:

  • 20% para operações de day trade, cuja compra e venda ocorrem no mesmo dia, com 1% de retenção na fonte;
  • 15% para operações normais, de mais de um dia entre a compra e a venda, com 0,005% de retenção na fonte e isenção para vendas de até R$ 20 mil de ações por mês.

Como declarar as AÇÕES no Imposto de Renda

Na hora de fazer a sua declaração do imposto de renda, as ações deverão ser indicadas na ficha "Bens e Direitos" (código 31), informando o custo de aquisição/médio. Os respectivos ganhos de capital precisam estar no campo "Renda Variável" (ficha – "Operações Comuns – Day-Trade"), indicando a operação no respectivo mês da venda da ação.

Nota de Corretagem: Para apuração do ganho líquido, é possível deduzir os custos contidos na nota de corretagem do custo de aquisição (taxa de corretagem, emolumentos etc.).

Compensação de prejuízos: É possível realizar a compensação de prejuízo de períodos anteriores para reduzir o impacto no imposto a pagar em meses seguintes.

Se você também está interessado em renda variável, nós já falamos sobre os quatro mandamentos para ganhar mais dinheiro com ações. Vale a pena saber disso!

 

Fundo de ações

Quando pagar Imposto de Renda do FUNDO DE AÇÕES?

O imposto de renda é retido pela corretora no momento da alienação das cotas do fundo.

Quanto pagar de Imposto de Renda dos FUNDO DE AÇÕES?

A tributação dos fundos de ações é única, com alíquota de 15% sobre o ganho líquido, sendo apurado no momento da venda das cotas.

Como declarar o FUNDO DE AÇÕES no Imposto de Renda

Na hora de fazer a sua declaração do imposto de renda, os fundos deverão ser indicados na ficha "Bens e Direitos" (código 74), informando o custo de aquisição/médio. Os respectivos ganhos de capital, no campo "Renda Variável" (ficha – "Operações Comuns – Day-Trade"), indicando a operação no respectivo mês da venda.

 

Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)

Quando pagar Imposto de Renda dos FIIs?

O imposto de renda deverá ser pago diretamente pelo investidor no último dia útil do mês seguinte à negociação do título.

O pagamento do imposto deverá ser efetuado através do carnê-leão, e o código de receita a ser utilizado para pagamento do imposto de renda é o 6015, semelhante às operações de venda de ações.

Quanto pagar de Imposto de Renda dos FIIs?

Há tributação única dos fundos de investimento imobiliário, com alíquota de 20% sobre o ganho líquido, apurado no momento da venda das cotas.

Os rendimentos mensais do fundo imobiliário são isentos de imposto de renda quando atendidas algumas condições, como o FII ter no mínimo 50 cotistas. De qualquer forma, se houver tributação, o imposto será retido e recolhido pelo próprio FII.

Como declarar os FIIs no Imposto de Renda

Na hora de fazer a sua declaração do imposto de renda, os fundos deverão ser indicados na ficha "Bens e Direitos" (código 73), informando o custo de aquisição/médio.

Você já declarou os seus investimentos no Imposto de Renda?

Avisa a gente aqui nos comentários ou entre em contato no nosso canal do YouTube, Instagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

Sobre os Autores

César Esperandio: economista com ênfase em planejamento financeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

Yolanda Fordelone: economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

Sobre o Blog

O Econoweek é um blog escrito por dois economistas que querem traduzir a economia, as finanças e o dinheiro.