IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

5 dicas para terminar o Carnaval com mais dinheiro do que começou

César Esperandio

21/02/2020 04h00

Está chegando o Carnaval, o primeiro feriadão estendido do ano! Mas o nosso espírito mão de vaca não pode parar.

Hoje, a economista do EconoweekYolanda Fordelone, vai dar cinco dicas para terminar o Carnaval com mais dinheiro do que começou.

 

1. Vá com dinheiro físico

A primeira dica para terminar o Carnaval com mais dinheiro do que começou é para quem vai em bloquinho: saia de casa com o dinheiro que você vai gastar em comida ou bebida.

Evite ficar usando o cartão de débito ou crédito porque a combinação de ingestão alcoólica (beba com moderação), com amigos festejando, mais um cartão, pode fazer estrago!

Com dinheiro vivo, há o risco de roubo ou de perda (minimize o risco com uma doleira, um tipo de pochete compacta para carregar dinheiro e celular), mas é bem melhor para você saber que só vai gastar o que pode.

Se acabar o dinheiro planejado, fim de festa.

Aliás, smartphone é um dos itens mais furtados no Carnaval. Será que seguros de celulares valem a pena? Nós respondemos isso nesse post.

 

2. Venda coisas

O Carnaval é um feriado estendido e, se for ficar em casa, é uma bela oportunidade para organizar o guarda-roupa, os livros, ou o que for, e se livrar do que não está usando.

A segunda dica para terminar o Carnaval com mais dinheiro do que começou é aproveitar o tempo para pôr tudo para vender na internet, anunciando em suas redes sociais e nos grupos de WhatApp, para ganhar um dinheiro extra.

 

3. Alugue sua casa

Se você vai viajar, saiba que cidades que até então não eram tão tradicionais no Carnaval, como São Paulo, têm recebido turistas por causa de bloquinhos.

Que tal colocar o seu quarto ou a sua casa para alugar no Airbnb? Essa é a terceira dica para terminar o Carnaval com mais dinheiro do que começou.

Não se esqueça de verificar a avaliação dos locatários para não ter problemas.

Há, ainda, a possibilidade de receber amigos e dividir as despesas de moradia do período.

 

4. Tome conta de um pet

Muita gente viaja, mas se você não sairá de sua cidade, a quarta dica para terminar o Carnaval com mais dinheiro do que começou é aproveitar aplicativos como o Dog Hero, no qual é possível se inscrever para tomar conta de um cachorro e outros bichinhos.

Mesmo no seu bairro, basta conversar com seus vizinhos e conhecidos para saber se eles topam deixar o animalzinho de estimação quando forem se ausentar por um tempo.

Nós já ensinamos a como ganhar dinheiro extra com aplicativos, como Doghero, Meal Sharing, Allugator e PiniOn. Essa é uma oportunidade de começar a fazer renda adicional com apps.

 

5. Estabeleça limites

Se você vai aproveitar para viajar, a dica final para terminar o Carnaval com mais dinheiro do que começou é estabelecer limites de gastos.

Já pense em quanto você quer gastar nesse feriado, já que há muitos outros feriados em 2020 e, se você "queimar largada", vai acabar não aproveitando no restante do ano.

Defina quanto quer gastar e, se possível, quanto pode gastar por dia, o que fica muito mais fácil de controlar.

Se quer aprimorar a arte de viajar barato, veja essas cinco dicas para economizar em viagens nacionais e internacionais.

 

E você vai viajar? O que pretende fazer para não extrapolar ou para aproveitar para ganhar dinheiro?

Conta aqui nos comentários ou fale com a gente no nosso canal do YouTube, Instagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

Sobre os Autores

César Esperandio: economista com ênfase em planejamento financeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

Yolanda Fordelone: economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

Sobre o Blog

O Econoweek é um blog escrito por dois economistas que querem traduzir a economia, as finanças e o dinheiro.