IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

4 livros para ler em 2020 e ganhar mais dinheiro

César Esperandio

10/01/2020 04h00

Aqui no Econoweek, sempre repetimos que o conhecimento é sempre uma saída. E há poucas maneiras melhores de adquirir conhecimento do que ler um livro.

Hoje, a economista do EconoweekYolanda Fordelone, recomenda quatro livros para ler em 2020 para começar o ano com mais dinheiro, além de mais conhecimento sobre finanças e sobre o mundo da economia e dos investimentos.

 

Da última vez que conversamos por aqui, falamos do Detox Financeiro do Econoweek, com três coisas que podemos cortar hoje, sem fazer nenhuma falta, e já começar 2020 economizando.

 

1. Crash, uma breve história da economia

"Crash, uma breve história da economia" é um livro de Alexandre Versignassi, que foi editor da revista Superinteressante. Então, é cheio de curiosidades.

O livro vai da história do escambo, passa pela criação do dinheiro, até chegar à economia atual, com as bolsas e as crises.

 

2. O último teorema de Fermat

"O último teorema de Fermat" é um livro que relata como foi desvendado um enigma da matemática após 358 anos.

Sim, você não leu errado. Fermat foi um matemático que fez uma anotação em um livro, mas não a demonstração de como chegou àquela conclusão.

Daí, já viu, né? A galera quebrou a cabeça durante mais de 300 anos para conseguir desvendar esse mistério e, para isso, tiveram de recorrer desde à criação dos números, até à teoria das cordas. Por isso, falam que o teorema de Fermat está intimamente ligado à história da matemática.

Teve até concurso pagando dinheiro para quem descobrisse a solução.

O mais legal é que, apesar de ser sobre uma história da matemática, o livro é feito para leigos.

Recomendamos a leitura para quem gosta dos números e também para quem não gosta muito, pois irá passar a gostar.

 

3. Cartas a um jovem economista

O livro "Cartas a um jovem economista", do Gustavo Franco, é muito bom para quem está pensando em seguir na profissão de economista, ou quer saber um pouco mais sobre a atuação deste profissional.

Gustavo Franco já atuou no meio acadêmico, no governo e ainda teve experiências em empresas.

Nesse livro, em dez cartas, o autor relata suas experiências e, ao mesmo tempo, detalha as atividades de um economista.

Temos um vídeo com um review sobre esse livro, que ficou muito legal.

 

4. A história do mundo em seis copos

O livro "A história do mundo em seis copos" é sobre isso mesmo. A história do mundo contada por meio de seis bebidas: a cerveja, o vinho, os destilados, o chá, o café e a Coca-Cola.

O autor relata a hegemonia de cada bebida de acordo com o momento político e econômico do mundo.

Não à toa, os destilados dominam as relações da Europa e colônias da época, enquanto a Coca-Cola se sobressai na fase capitalista.

 

Qual livro você incluiria na lista de 2020?

Conta aqui nos comentários ou fale com a gente no nosso canal do YouTube, Instagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

Sobre os Autores

César Esperandio: economista com ênfase em planejamento financeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

Yolanda Fordelone: economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

Sobre o Blog

O Econoweek é um blog escrito por dois economistas que querem traduzir a economia, as finanças e o dinheiro.