IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

Estudar inglês, ler um livro por mês, investir mais: nossas metas para 2020

César Esperandio

31/12/2019 04h00

O ano novo já está batendo na porta e todo mundo tem metas e resoluções para 2020. Com o Econoweek não é diferente. Hoje, os economistas César Esperandio e Yolanda Fordelone contam quais são as suas metas e táticas para ter um 2020 mais próspero, com mais dinheiro e mais conhecimento.

Da última vez que a gente conversou por aqui, falamos das dicas sobre mudança de mindset e de estilo de vida para economizar e investir mais em 2020. Vale a pena conferir.

 

Meta 1: Estudar inglês

Apesar de a Yolanda ter inglês razoável, com o dólar bastante caro, em 2019, ela não conseguiu treinar a língua em viagens internacionais.

Com o inglês um pouco fora do seu dia-a-dia, ela tem se sentido um pouco "enferrujada" e pretende voltar a estudar a língua em 2020, principalmente gastando pouco ou nada.

Nós já demos dicas de como aprender inglês sem grana

e isso é totalmente possível, com apps gratuitos que ensinam diferentes línguas, passeios turísticos gratuitos em inglês por São Paulo e outras capitais, além de várias outras dicas. Você vai gostar!

Outra coisa legal para estar em contato com a língua inglesa sem gastar nem 1 centavo a mais é começar a assistir aos filmes na Netflix com áudio e legenda em inglês e, quando se acostumar, retirar as legendas, para treinar ainda mais a escuta.

 

Meta 2: Planilhar gastos

Com a correria do ano, podemos descuidar e "deixar para lá" o acompanhamento dos nossos gastos. Esse acompanhamento pode ser feito no Excel, em aplicativos como Guiabolso e Mobbils, ou até no bom e eficiente caderninho de papel.

O fato é que acompanhar os gastos, anotando e classificando, é a maneira mais eficiente de perceber onde mais gastamos, para poder economizar, repensar o padrão de vida e passar a investir mais em 2020.

Se você quiser aprender a como usar o Excel para montar uma planilha de gastos, temos um vídeo ensinando a como fazer isso.

 

Meta 3: Ler um livro por mês

A leitura é uma das coisas que mais enriquecem o nosso aprendizado e, com esse ritmo de um livro por mês, você lerá 12 livros em 2020.

Além de aprender muita coisa, vai adquirir um hábito saudável e poderá descobrir mil novas maneiras de economizar e investir, já que há ótimos livros sobre o tema.

Uma dica de leitura para 2020 é o livro "Família, afeto e finanças", sobre finanças pessoais, autoconhecimento e como tornar a sua família mais próspera e unida. Temos um vídeo comentando essa leitura.

 

Meta 4: Investir mais em 2020

A meta do César é investir R$ 100 mil no ano, pois, em 2019, não conseguiu investir muito. Para isso, ele vai seguir à risca as 4 regras para investir mais e melhor em 2020, que incluem:

 

No vídeo acima, temos mais dicas e metas para 2020.

 

Quais são as suas metas para 2020?

Conta aqui nos comentários ou fale com a gente no nosso canal do YouTube, Instagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

Sobre os Autores

César Esperandio: economista com ênfase em planejamento financeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

Yolanda Fordelone: economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

Sobre o Blog

O Econoweek é um blog escrito por dois economistas que querem traduzir a economia, as finanças e o dinheiro.