IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

4 regras para investir mais e melhor em 2020

César Esperandio

24/12/2019 04h00

2019 ainda não terminou, mas com certeza não foi um ano fácil para a maioria de nós. Queríamos ter economizado e investido muito mais, mas, para alguns, isso não deu muito certo.

A boa notícia é que tudo pode ser diferente em um novo ciclo. O economista do Econoweek, César Esperandio, vai mostrar quatro dicas práticas para economizar e investir mais e melhor em 2020.

 

Dica 1: siga a regra 50-30-20

A regra 50-30-20 mostra que você deveria usar 50% do seu salário ou receita para pagar tudo aquilo que não dá para viver sem, como aluguel e supermercado; 30% para tudo aquilo que você quer ou gosta, mas que dá para viver sem; e 20% para as suas prioridades financeiras, entrando aqui os investimentos e as parcelas de créditos tomados, se houver.

Tem variações da regra, como a regra 50-20-30, que diz para você dar preferência aos 20% das suas prioridades financeiras, antes de gastar os 30% com o que gosta. Afinal, muitos de nós temos dificuldade em fazer sobrar dinheiro no fim do mês.

Temos um conteúdo completo falando mais detalhes da regra 50-30-20.

Aplicando essa regra, 2020 pode ser muito mais simples.

 

Dica 2: zere as dívidas rapidamente

O método 50-30-20 já ajuda a direcionar parte do salário para os compromissos financeiros, caso a sua dificuldade seja fazer sobrar dinheiro no fim do mês.

Mas, se o "buraco é ainda mais embaixo", temos algumas ideias de como você pode acabar com essas dívidas e parcelas o mais rápido possível.

Dividir o aluguel com outras pessoas ou alugar um quarto do seu apartamento pelo aplicativo Roomgo pode ser uma ótima ideia para fazer uma renda extra e minimizar gastos com moradia.

Além disso, acelerar o ritmo de trabalho para aumentar a renda ou mesmo conseguir um emprego extra e pagar logo as dívidas pode ajudar muito nessa época do ano.

Sites como GetNinjas facilitam a você arrumar uns "freelas" ou uns "bicos" sem precisar sair de casa para procurar trabalho.

Temos um conteúdo de Como pagar as dívidas rápido com cinco mudanças no estilo de vida, com muito mais dicas além dessas que acabamos de dar.

 

Dica 3: espere o melhor, mas se prepare para o pior

Tem muita gente falando que vai ter uma crise econômica nos EUA em 2020, com probabilidade de afetar o mundo inteiro, inclusive o Brasil, que já não anda nada bem.

Caso você esteja preparado para uma crise, se ela acontecer ou não, já estará melhor do que todo mundo.

Temos um conteúdo completo falando de várias dicas com estratégias ofensivas e defensivas para se preparar para a crise de 2020, incluindo:

  • Atualizar e o seu currículo e LinkedIn, além de fazer networking com o pessoal da sua área, enquanto ainda está empregado. O melhor momento para procurar emprego é enquanto ainda está empregado;
  • Montar uma reserva de segurança com entre seis e 12 meses dos seus gastos médios;
  • Investir periodicamente, seja com uma frequência semanal, mensal ou bimestral. Você decide. Mas a dica é investir sempre.

 

Dica 4: abuse de informações de quem sabe investir

Se um dos seus pecados em 2019 foi não investir, principalmente porque ficou com medo ou se achou pouco preparado, tem empresas especializadas em dar recomendações de investimentos, dizendo onde você deveria investir o seu dinheiro.

A Levante Ideias de Investimentos é um exemplo disso. O legal é que eles são totalmente independentes. Então, não ganham nada dos bancos e das corretoras para recomendarem um investimento ou outro, tornando a ideia de investimento mais alinhada aos seus objetivos.

Nós do Econoweek, conseguimos um e-book gratuito ensinando o passo-a-passo de como investir no Tesouro Direito, já que esse costuma ser o primeiro investimento da maioria de nós que quer sair da poupança.

Se era essa a desculpa que você usou para não investir em 2019, em 2020 já dá para ser diferente.

 

Essas foram dicas de economia e investimentos para 2020. No próximo post, vamos dar dicas de mudança de mindset e estilo de vida para potencializar ainda mais nossas finanças e investimentos no ano que vem.

 

Que outras dicas você daria para economizarmos e investirmos ainda mais em 2020?

Conta aqui nos comentários ou fale com a gente no nosso canal do YouTube, Instagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

Sobre os Autores

César Esperandio: economista com ênfase em planejamento financeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

Yolanda Fordelone: economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

Sobre o Blog

O Econoweek é um blog escrito por dois economistas que querem traduzir a economia, as finanças e o dinheiro.