IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

Cinco dicas para começar 2020 com mais dinheiro do que em 2019

César Esperandio

05/11/2019 04h00

Mais um ano está acabando e, de novo, muitos estão com a cabeça quente diante dos gastos e das contas fora de ordem. Para piorar as finanças, nessa época temos muitos gastos extras por causa do Natal, férias e (por que não?) Black Friday. Hoje, Econoweek te conta cinco dicas de como colocar as contas em ordem antes da virada do ano. A ideia é começar 2020 com mais dinheiro do que você começou 2019.

 

FAÇA UMA LISTA DE PRESENTES

Faça uma lista de presentes, inclusive de presentes a si próprio, e não gaste mais do que isso. O apelo ao consumo em época de fim de ano é muito grande. Temos a Black Friday no fim de novembro, Natal, várias promoções de queima de estoque, entre outros eventos.

Mas se controle. O melhor jeito de não extrapolar é listar quem realmente quer presentear e quanto está disposto a gastar. Também inclua a si próprio nessa lista. Se você não se presentear, pode sair do Natal com a sensação de frustração e há chance de "meter o pé na jaca" em seguida. Então, dê um presente a si mesmo (lembrando que não é necessário trocar todos os eletrônicos ou o guarda-roupas inteiro, ok?).

 

ECONOMIZE PARA AS FÉRIAS

Reserve um dinheiro para as férias, e pesquise bastante para ficar dentro do planejado. Uma dica legal é, nesse planejamento, considerar uma margem de erro de 10% para cima.

A Yolanda Fordelone, por exemplo, tirou férias agora pra ir à Bahia. Havia estabelecido como teto gastar R$ 3.500, já com a margem de erro. Mas acabou gastando R$ 2.900. Tudo com muita pesquisa e não fazendo compras por impulso.

 

ANOTE OS GASTOS DURANTE A SUA VIAGEM

Mesmo aos que não sairão de férias, ainda teremos alguns feriados 2019 e muita gente vai viajar. Uma boa dica é usar o aplicativo Splitwise, que facilita a divisão e organização de despesas entre amigos durante viagens e passeios.

A dica também vale pra quem estiver sozinho. Dá pra anotar seus gastos no app e ter a noção de quanto está gastando no total com passagens, hospedagem, comida e outras despesas de sua viagem. Isso te ajudará a seguir o plano e não levar um susto ao final da viagem.

 

13º NÃO É DINHEIRO FÁCIL

Não encare o 13º salário, e outras bonificações, como um dinheiro fácil, ou como algo extra e inesperado. Todos nós sabemos muito bem quando esse dinheiro entrará na conta. Então, trate de já pensar em separar uma parte para investir e se lembre que há despesas extras de início de ano. Por que não já separar uma parte para isso?

 

GANHE MAIS DINHEIRO

Quando se fala em orçamento todo mundo pensa no lado dos gastos, mas pouca gente se lembra de melhorar os ganhos.

Aproveite essa época para revisitar seu guarda roupa e colocar alguns itens à venda, arranjar trabalhos freelances ou temporários de meio período ou onde a sua criatividade te levar. Tudo isso ajuda você a juntar um dinheiro extra nessa época.

 

Nem está pensando em gastar porque está endividado?

Fizemos um vídeo de 5 mudanças radicais no estilo de vida para sair rápido das dívidas, que pode te ajudar. Quem sabe você resolva isso a tempo de terminar o ano sem sufoco e ainda curtir o verão com as finanças em dia, não é?

 

Gostou das dicas? Tem mais alguma?

Conta aqui nos comentários ou fale com a gente no nosso YouTube, Instagram e LinkedIn. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

Sobre os Autores

César Esperandio: economista com ênfase em planejamento financeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

Yolanda Fordelone: economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

Sobre o Blog

O Econoweek é um blog escrito por dois economistas que querem traduzir a economia, as finanças e o dinheiro.