IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Econoweek

Um livro para levar mais riqueza e amor para você e sua família

César Esperandio

15/06/2019 04h00


Problema financeiro é um dos principais fatores a levar atritos familiares para dentro dos lares. Hoje, nós do Econoweek vamos te contar o que achamos da leitura do livro Família, afeto e finanças, escrito por um casal de psicoterapeuta e consultor financeiro (Angélica Rodrigues Santos e Rogério Olegário), que pode ajudar bastante a tornar a sua família mais próspera e unida.

Como dissemos, o livro evidencia o que parece óbvio: questões ligadas a problemas financeiros são as maiores causadoras de brigas nas famílias, entre casais e até entre amigos.

Com escrita simples e de fácil compreensão, de modo geral, em alguns momentos pode haver alguma confusão na interpretação do que foi colocado pelos autores, o que não tira o brilho da leitura fluida e bastante esclarecedora.

Além de agradar aos leitores interessados em finanças, o livro dá em abundância assuntos e possíveis questionamentos sobre o próprio comportamento e suas raízes para aqueles que gostarem de autoconhecimento.

A leitura fornece muitos insights sobre como toda a formação e educação, formal e informal, de um indivíduo impacta em seu comportamento financeiro e em como ele lida com questões relacionadas ao dinheiro.

Um trecho que resume bem tudo isso diz que "antes de adquirir autonomia financeira, é necessário adquirir autonomia emocional", evidenciando que a esfera financeira não está dissociada das demais esferas de nossas vidas, tais como emocional e profissional.

É muito fácil se lembrar de momentos em que uma preocupação financeira acabou atrapalhando o nosso desempenho no trabalho. E no final do dia, ao chegarmos em casa, também não conseguirmos estar presentes e dar a atenção e carinho que as pessoas que moram com a gente merecem.

A via é de mão dupla, e também não é difícil perceber que problemas emocionais por vezes se traduzem em consumo excessivo, neste exemplo bem caricato.

Apesar de o livro passar por conceitos básicos de planejamento financeiro e princípios de investimentos, o brilho desta leitura vem do destaque de como a inteligência emocional é forte aliada do conhecimento técnico.

Se fosse simplesmente mostrar o ferramental, ensinar que se deve gastar menos do que se ganha e poupar para a velhice, haveria pouca gente com complicações com o dinheiro.

Entender os porquês de nossos comportamentos – por vezes pouco saudáveis – pode ser a chave para o caminho da prosperidade e de uma lar com mais amor.

Gostou das dicas? Conta aqui nos comentários ou fale com a gente também no nosso YouTube Instagram. Também é possível ouvir nossos podcasts no Spotify. A gente sempre compartilha muito conhecimento sobre economia, finanças e investimentos. Afinal, o conhecimento é sempre uma saída!

Sobre os Autores

César Esperandio: economista com ênfase em planejamento financeiro, com larga experiência no mercado financeiro. Já atuou em setores macroeconômicos de bancos e consultorias, além de ter passado por empresa de pesquisas de mercado. Hoje se dedica exclusivamente ao Econoweek, com foco em investimentos.

Yolanda Fordelone: economista e jornalista, teve passagens por grandes jornais nas áreas de economia e finanças, foi professora em um curso de graduação em Economia e hoje coordena uma equipe em um aplicativo de gestão financeira. Além disso, se dedica às finanças pessoais no Econoweek.

Sobre o Blog

O Econoweek é um blog escrito por dois economistas que querem traduzir a economia, as finanças e o dinheiro.